Saiba o que muda no embarque das viagens nacionais

Crianças e pessoas com deficiência física agora também estarão sujeitas a revistas corporais, realizadas por agentes de segurança em todos os aeroportos do país. Caso se recuse, o passageiro terá seu acesso à área de embarque vetado. A nova regra passou a valer a partir de julho, quando a inspeção de passageiros e de bagagens em voos domésticos foi reforçada.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), trata-se de uma medida de segurança e não há distinção entre os passageiros, que podem ser revistados mesmo que o alarme do aparelho de raio-x não dispare. Essa revista corporal pode acontecer em local público ou em área reservada, caso o passageiro solicite. Nesse caso, será necessário o acompanhamento de uma testemunha.

A nova regulamentação também inclui a retirada do notebook da bagagem de mão ao passar pelo raio-X, como já acontece em voos internacionais. O motivo oficial é que a presença do equipamento dificultaria a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento. No entanto, caso o agente ainda tenha dúvida quanto ao conteúdo levado pelo passageiro, poderá solicitar a retirada de qualquer outro item transportado para inspeção.

As mudanças não atingem os itens permitidos ou proibidos na bagagem de mão, que não deve exceder os 5 kg. As novas regras causaram longas filas nos aeroportos no primeiro dia. Apesar disso, de acordo com a Anac, “os operadores aeroportuários adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros”.

Para ajudar o fluxo, o recomendado é já tirar objetos como cinto e relógios, além de separar notebooks, durante a fila de espera.

Em seu site oficial, a entidade diz que as medidas de segurança estão sendo adotadas “em função da atualização normativa sobre a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, necessária para a melhoria contínua da segurança do transporte aéreo a todos os passageiros”.

Fonte:

DOCTOR TRAVEL

  •   Av. Miguel Perrela 684
    Loja 03, Bairro Castelo
    Belo Horizonte / MG - CEP: 31.330-290

  •    Tel: + 55 31 2513-8844

  •    Mail: contato@doctortravel.com.br

         

CONTATO

Todas as imagens utilizadas no site
são meramente ilustrativas.